Ernani Napolitano

Engenheiro de audio com mais de 20 anos de experiência.
Especializado em gravação ao vivo, mixagem em estúdio e  ao vivo (PA/Monitor)
Diretor técnico e de palco para grandes eventos.

Chegou em São Paulo em 1998 apenas para fazer um curso de aperfeiçoamento em áudio e voltar para sua cidade natal, Londrina – PR, onde já trabalhava como técnico de som há seis anos.

Seus planos mudaram logo que terminou o curso, pois recebeu o convite para trabalhar na Loudness Sonorização. Foi então, que iniciou sua carreira profissional em São Paulo.
Trabalhou no Sesc Pompéia – São Paulo, como free-lance para a Loudness e durante esse período também participou de alguns projetos em paralelo com vários artistas e bandas.

Trabalhou como técnico operador de áudio em peças teatrais para alguns nomes importantes, tais como Fernanda Motenegro (Da Gaivota” de Anton Techekov) e Raul Cortez (Um Certo Olhar – Pessoa e Lorca).
Viajou pelo interior de São Paulo com o projeto teatral itinerante “Lorca na Rua”, como responsável pelo áudio. Também trabalhou durante dois anos como técnico operador de áudio para o grupo Família Lima.

Fez parte da equipe da Stage Brainz, extinta produtora de grandes eventos de Pena Schmitd. Trabalhou como técnico de áudio, produtor e diretor técnico de palco em vários eventos, tais como Free Jazz, Teletom, Música na Rua (Trama), Balaio Brasil (Sesc São Paulo), Rock in Rio, Skol Rock, Skol Beat´s, Calton Arts, Vídeo Music Brasil, Abril Pró Rock entre outros.

Há 16 anos entrou para o mundo do estúdio e das gravações ao vivo.
Participou de gravações ao vivo de vários artistas e bandas: CD ao Vivo Orquesta Paulistana de Viola, Gravação do Programa Música na Rua – Gravadora TRAMA, CD Canções Para um Novo Milênio – Padre Marcelo Rossi, Gravação do Programa NOVO CANTO, DVD Zeca Baleiro – PetShop Mundo Cão, Filme “A Odiseia Musical de Gilberto Mendes”, Animação “O Boto”, CD Do Cariri pro Japão – Jarbas Maris, DVD ao Vivo Bruno e Marrone, DVD Banda Calipso – Ao Vivo na Amazônia, CD Que Belos Hinos – Doroteia Kerr, CD só Modão – Di Paulo e Paulino, DVD Ao Vivo em Belém – Calcinha Preta, DVD ao Vivo Yamandú Costa – Sesc Pompéia, DVD Música Ligeira, DVD Documentário Orquesta Tabajara, DVD ao Vivo Axé Blond, DVD 100% Favela, DVD MTV Apresenta Réles Pública, DVD Demônios da Garoa, DVD The Pomodors, DVD Chico César, DVD Restart, Gravação da Orquestra Filamôrnica da Cidade de Praga com o pianista Álvaro Siviero, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Coral e Orquestra Del Chiaro, Coral e Orquestra  Allegro, gravação ao vivo da trilha sonora do filme “ Nervos de Aço”, gravação e mixagem da peça teatral Lamartine Babo e Policarpo Quaresma – diretor Antunes Filho – TV SESC, Orquesta Bachiana Jovem – SESI SP – Reg. João Carlos Martins, CD Natural do Brasil – Reinaldo Pontes (indicado para o Prêmio da Música Brasileira), Projeto Mosáicos – Orquestra de Violões Infanto Juvenil (Mto. Claudio Weismann), gravação ao vivo  do DVD da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo 2010 / 2011 – Reg. Renato Maximiano, entre outros.

Trabalhou para outros estúdios de São Paulo como engenheiro de gravação e mixagem e é habilitado pela Meyer Sound para alinhamento de sistemas com processo SIM / Galileu.

Desde 1998 trabalha com o grupo a Barca como técnico de som e gravação e desde 2014 trabalha como sub para o engenheiro do Fábio Jr.

Em 2004 foi convidado para participar do  projeto – “Turista Aprendiz” do grupo a Barca do qual culminou na caixa “Trilha, Toada e Trupé” com três cds e um dvd. As gravações foram realizadas em vários locais do Norte e Nordeste brasileiro, desde praças, passando por quilômbos, terreiros e até em casas de pau a pique.
Em 2006 participou da finalização do áudio do filme catarinense “A RETIRADA”.

Em março de  2006 também  passou a se dedicar ao seu próprio negócio, o ENG Estúdio.

Alguns CDS realizados entre 1999 e 2010
Alguns DVDs realizados entre 1999 e 2010
QUEM SOMOS >> NOSSA HISTÓRIACLIENTES PREÇOS